SeaPlastic4Vin

Prémio financiado pela Liga para a proteção da natureza e pela Coca-Cola Europacific Partners (CCEP).

 

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia híbrida de produção de filamento plástico reciclado, obtido a partir da combinação de grânulos de resíduos plásticos marinhos recuperados de praias, com grânulos de bioplásticos produzidos a partir de resíduos vinícolas.

Este filamento permitirá a produção de ecoprodutos (copos, packaging, etc.), recorrendo à manufatura aditiva, por utilização de equipamentos de impressão 3D.

Em linha com outros projetos desenvolvidos noutros locais do país, pretende-se replicar casos de sucesso e promover dinâmicas de recolha de plásticos em praias da Zona Norte, nomeadamente nas praias de Esposende, Ofir e Póvoa de Varzim, com recurso a voluntários, e em associação com outras entidades (Municípios e ONG).

O projeto terá início com as atividades de recolha dos resíduos, seguindo-se a recuperação dos plásticos, objetivando a produção de grânulos de plástico reciclado. Considerando a experiência prévia e o sucesso obtido pela empresa na produção de grânulos de bioplástico (polihidroxibutirato - PHB) (Ver ANEXO 1 E 2), através da fermentação aeróbia de resíduos vinícolas, e considerando a disponibilidade de plásticos provenientes do lixo marinho, surgiu a ideia da criação de um conceito híbrido entre o biopolímero proveniente dos resíduos vinícolas e os plásticos reciclados por via das atividades de recolha. A extrusão combinada das duas tipologias de grânulos, confere um caráter disruptivo ao novo filamento plástico, abrindo caminho para a sua utilização na prototipagem de ecoprodutos inovadores.

Com este projeto pretende-se promover a dinâmica de redução do impacto dos resíduos marinhos nas costas portuguesas e estimular iniciativas que acrescentem valor ao uso dos materiais recolhidos, fomentando a criação de novos produtos, associando metodologias, como a química verde, que contribuam para uma melhor gestão destes resíduos, impulsionando oportunidades para fortalecer a transição para uma economia circular.

 

Destaque

 
Finanças Sustentáveis
O CVR, em parceria com o ISQ, está a promover uma iniciativa que pretende trazer a debate a temática das “Finanças Sustentáveis".
Alunos de escola italiana estagiam no CVR
Quatro alunos da escola italiana IIS “A. Olivetti” estagiaram no CVR. O objetivo deste intercâmbio é internacionalizarem as suas competências, fortalecerem as suas habilidades linguísticas, expandirem horizontes e anteciparem a sua entrada no mercado de trabalho. O CVR acolheu os estudantes no contexto do projeto Financiamento Base Mission2GG - Grow Green.