O BBTWINS vai combinar tecnologias de ponta para melhorar as cadeias de abastecimento agroalimentares
13 Outubro, 2023
13 Outubro, 2023

O BBTWINS vai combinar tecnologias de ponta para melhorar as cadeias de abastecimento agroalimentares

Após dois anos do projeto BBTWINS, o conjunto diverso de parceiros, composto por líderes em tecnologia de sete países da União Europeia, partilhou o seu progresso num encontro que decorreu nos dias 12 e 13 de setembro na cidade costeira de Vigo, na Galícia, Espanha. Impulsionado pela crise climática e financiado pela União Europeia, o projeto pretende tornar o setor agrícola mais sustentável através do desenvolvimento de "gémeos digitais". Essas simulações digitais de processos agroalimentares - como o empacotamento de carne, a colheita de frutas em pomares e até mesmo das entregas - desempenham um papel crucial na melhoria da eficiência e na redução do desperdício. A digitalização do setor significa que os processos podem ser executados digitalmente, otimizando a linha de produção e economizando tempo e recursos preciosos para os agricultores.

Uma equipa empreendedora, StelvioTech, apresentou o seu sistema integrado de rastreabilidade, baseado na tecnologia blockchain, onde os consumidores podem, através de um QR code, conhecer as origens dos produtos, informações valiosas para melhorar o bem-estar animal e a segurança alimentar ao longo da cadeia de abastecimento.

A equipa do CVR - Centro Para a Valorização de Resíduos anunciou que converteu com sucesso chorume, ossos e pelos de porco em produtos potencialmente úteis: queratina para a indústria da cosmética, hidroxiapatita para a saúde oral e biogás para ser reutilizado como combustível no mesmo processo, fechando o ciclo na bioeconomia circular.

Os parceiros focados na logística, VTT (Valtion Teknillinen Tutkimuskeskus) e VITO, desenvolveram métodos computadorizados para prever a procura de ração e otimizar as entregas entre as explorações, economizando não apenas tempo e despesas desnecessárias, mas também reduzindo as emissões provenientes do transporte.

Outra equipa, PANOImagen, apresentou o seu programa de 'visão artificial', obtendo dados através de sensores e usando inteligência artificial para estimar o peso do gado, aliviando os agricultores da dificuldade física de pesar cada animal individualmente.

Estas e outras inovações associadas ao projeto BBTWINS estão alinhadas com a Estratégia Farm-to-Fork da União Europeia, componente integrante do Pacto Ecológico Europeu. Um dos resultados mais esperados da tecnologia BBTWINS é a redução significativa nos custos de matéria-prima e de transporte, que se espera que cheguem até aos 25%.

O culminar do evento contou com a presença de Ana Mª Mejías Sacaluga, membro da delegação especial do estado e professora de Engenharia na Universidade de Vigo, que destacou o esforço colaborativo em todo o continente moldando o futuro da agricultura e da produção de alimentos.

 

Sobre o BBTWINS

O Bio-Based Digital Twins (BBTWINS) tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital para otimização dos processos na cadeia de valor agroalimentar e o fornecimento de biomassa de qualidade para bioprocessamento. A plataforma será baseada na tecnologia de 'gémeos digitais' - criando uma réplica digital em tempo real dos processos físicos na indústria agroalimentar. O BBTWINS vai também combinar Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e software analítico numa única plataforma.

Com 13 parceiros em 7 países, o consórcio BBTWINS vai focar-se na produção de carne e frutas, integrando toda a cadeia de valor (desde a colheita até o produto final) e definirá o caminho ideal para cada matéria-prima de forma a maximizar a eficiência e a minimizar perdas - sem comprometer a qualidade.