Projeto Wine2Bioplastic do CVR venceu o primeiro prémio do Concurso Nacional de Eco-Empreendedorismo
26 Julho, 2023
26 Julho, 2023

Projeto Wine2Bioplastic do CVR venceu o primeiro prémio do Concurso Nacional de Eco-Empreendedorismo

Uma equipa de investigadoras do CVR, responsável pelo projeto Wine2Bioplastic, conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Eco-Empreendedorismo, cujas candidaturas deveriam envolver novos produtos ou processos mais sustentáveis que impactem outras cadeias de valor. Este prémio, para além do reconhecimento público da excelência do projeto, inclui um valor pecuniário a que se juntam sessões de mentoria individualizada e um estudo de mercado.

O projeto Wine2Bioplastic pretende promover a política de resíduos zero na indústria vinícola, contribuindo para uma economia circular. O projeto consiste na aplicação de processos de modelação da produção de polihidroxibutirato (PHB) a partir de resíduos vinícolas, para produção de bioplástico. O biopolímero produzido será utilizado em substituição do plástico convencional para produção de ecoprodutos como embalagens de garrafas e copos. O projeto fecha o ciclo de materiais associado a este setor económico, reforçando as políticas de economia circular, transformando o setor vinícola no que se denomina de “WineLoop”.

Joana Carvalho e Margarida Soares foram as mentoras do projeto, que junta o Centro à marca Dezoito by Maniche. O projeto prevê o desenvolvimento de um modelo computacional, que permitirá ajustar, adaptar ou otimizar o processo de fermentação a diversos parâmetros operacionais para produção de PHB, utilizando como biomassa resíduos vinícolas.

O CVR irá trabalhar na implementação do Wine2Bioplastic, na promoção de um modelo de negócio baseado na utilização de tecnologias de digitalização e indústria 4.0, para a valorização dos resíduos vinícolas de bagaço de uva e consequente produção de PHB e no desenvolvimento de ecoprodutos com base no PHB obtido, por manufatura aditiva, através da utilização de equipamentos de impressão 3D.

O Concurso, criado no âmbito do projeto ECO STARTUP, dividiu-se em 4 fases: Candidatura, Bootcamp de Competição em Leiria, Mentoria individualizada do ECOStartup e Pitch final.

O projeto ECO STARTUP promovido pela NERLEI, em co-promoção com o CEC – Câmara do Comércio e Indústria do Centro, a COTEC – Associação Empresarial para a Inovação, e o NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, pretende potenciar um novo paradigma Eco-empreendedor nas regiões Centro, Norte, e Alentejo, com o desenvolvimento de um Programa de Eco-empreendedorismo multirregional de âmbito nacional, com grande impacto mobilizador junto dos jovens empreendedores e das indústrias. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 601.874,30 euros, dos quais 511.593,16 euros são provenientes do Fundo Social Europeu.

Saiba mais sobre o Concurso em https://ecostartup.pt/concurso/.

 

Veja algumas fotografias: