Valmetais: Extração e Recuperação de Metais
23 Fevereiro, 2023
23 Fevereiro, 2023

Valmetais: Extração e Recuperação de Metais

O processo desenvolvido no projeto Valmetais teve como fundamento o desenvolvimento e otimização do tratamento hidrometalúrgico de lamas galvânicas provenientes do sub-setor de tratamento de superfícies, com vista à sua valorização através da recuperação dos metais de valor presentes na sua constituição e transformação da fração não valorizada num resíduo de menor perigosidade.

Esta solução apresenta múltiplos benefícios:

  • Permite a valorização das lamas – pela extração de metais
  • Evita a deposição em aterro para resíduos perigosos
  • Preserva recursos naturais
  • Corresponde a um ganho económico e ambiental

O sistema Valmetais é uma solução recomendada para os produtores de lamas galvânicas do setor metalúrgico e metalomecânico que tenham por missão a proteção do ambiente com ganho acrescido na valorização dos resíduos.

As empresas produtoras de lamas galvânicas que invistam na aplicação desta tecnologia obtêm um extraordinário “ganho de oportunidade” – ROI 2,55 (convertem um CUSTO – aterro, num PROVEITO – valorização das lamas). Em concreto, o investidor consegue rentabilizar em 5 anos duas vezes o valor do investimento.

Veja o vídeo e conheça melhor o processo: 

 

Gostaria de conversar com a nossa equipa ou conhecer melhor as oportunidades destas tecnologias?

Durante o mês de março, no âmbito do projeto Wast'Awareness, o CVR vai promover um conjunto de Demodays, para transmitir e quantificar os benefícios das tecnologias aos empresários de vários setores, para que possam vir a aplicar, desenvolver ou comercializar este conhecimento.

Mais informações aqui e inscrições aqui.

Para esclarecimentos adicionais ou para agendar uma reunião, pode contactar-nos através do número 253 510 020 ou do e-mail geral@cvresiduos.pt.

 

O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade é promovido no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93€, dos quais 329.373,24€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.