ElectroKinBarrier: Remediação Eletrocinética de Solos
A contaminação dos solos tem ganhado relevância com o aumento das preocupações ambientais e das obrigações legislativas comunitárias e nacionais. A Agência Europeia do Ambiente (EEA, 2014) estimava em 2014 que o potencial de atividades de contaminação de solos na Europa (sem dados de alguns países, nomeadamente Portugal) deviam afetar potencialmente cerca de 2.5 milhões de locais, sendo que 14 % (340 000) poderiam precisar de descontaminação urgente. Esta realidade representa infertilidade e diminuição de produção de alimentos, assim como alterações climáticas e impactos negativos na saúde humana.
Deste modo, surge a necessidade de desenvolver metodologias, técnicas ou tecnologias que permitam a remoção dos principais contaminantes do solo, como é caso dos metais pesados, de forma segura e ambientalmente e economicamente viáveis.
Assim, a necessidade de descontaminar os solos com um modelo de gestão prático, fácil e versátil foi o ponto de partida do protótipo ElectroKinBarrier, desenvolvido pela equipa de investigadores do CVR.
O ElectroKinBarrier consiste num processo de remediação eletrocinética com barreiras reativas permeáveis. A electro-remediação, ou remediação eletrocinética, é uma tecnologia utilizada in situ que consiste na aplicação direta e controlada de correntes elétricas de baixa intensidade, através do solo, entre elétrodos adequadamente distribuídos. O principal mecanismo de transporte é a electromigração, que corresponde à migração dos iões metálicos para o elétrodo de carga oposta. Por sua vez, as barreiras reativas permeáveis são utilizadas como elemento de adsorção dos contaminantes, o que permite a sua fácil remoção.
O protótipo do ElectroKinBarrier apresentou deversos resultados benéficos:
- Descontaminação de solos contendo crómio e chumbo, permitindo cumprir os valores limite impostos pelos Guias Técnicos de Solos Contaminados da Agência Portuguesa do Ambiente.
Este equipamento, que ainda carece de uma unidade de demonstração à escala industrial, será uma mais-valia para as empresas especializadas em serviços de descontaminação de solos.
Gostaria de conversar com a nossa equipa ou conhecer melhor as oportunidades destas tecnologias?
Durante o mês de março, no âmbito do projeto Wast'Awareness, o CVR vai promover um conjunto de Demodays, para transmitir e quantificar os benefícios das tecnologias aos empresários de vários setores, para que possam vir a aplicar, desenvolver ou comercializar este conhecimento.
Mais informações aqui e inscrições aqui.
Para esclarecimentos adicionais ou para agendar uma reunião, pode contactar-nos através do número 253 510 020 ou do e-mail geral@cvresiduos.pt.
O projeto WAST'AWARENESS - Transferência de Tecnologia na Valorização de Resíduos e Sustentabilidade é promovido no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e procura reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 387.497,93€, dos quais 329.373,24€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.