WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities

 

Download de Livro de Proceedings (ISBN 978-989-97429-1-8)

 

Realizou-se entre os dias 12 e 14 de Setembro, na Universidade do Minho – Campus de Azurém, Guimarães, a primeira edição da conferência internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities.

O objectivo da conferência foi promover um espaço privilegiado para a apresentação, o esclarecimento e o debate de ideias sobre eventuais mudanças, desafios, soluções e oportunidades do sector ambiental, especialmente na gestão sustentável de resíduos.

Este evento organizado pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos contou com o apoio da Ordem dos Engenheiros, da Universidade do Minho, da Câmara Municipal de Guimarães, do Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais – CT2M, da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental – APESB, da Sociedade Portuguesa de Materiais – SPM e da Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais – APEMETA.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes o Reitor da Universidade do Minho, o Vereador do Ambiente em representação da Câmara Municipal de Guimarães, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e a Professora Cândida Vilarinho, na qualidade de presidente da Comissão Organizadora do evento.

A conferência contou com 214 participantes de 18 países, tendo sido apresentadas 91 comunicações orais, 6 sessões plenárias de oradores convidados e 59 apresentações na forma de posters. Estas sessões foram subordinadas aos seguintes temas: gestão de resíduos, tecnologias de tratamento de resíduos, reciclagem, waste-to-energy, resíduos sólidos urbanos, aterros, resíduos perigosos, fluxos específicos de resíduos, descontaminação de solos e enquadramento político e legislativo. Paralelamente, teve lugar uma feira técnica proporcionando uma interacção entre a comunidade científica e o tecido industrial.

Dado a elevada adesão ao evento e a demonstração do interesse do âmbito abordado, a Comissão Organizadora na pessoa do Professor Fernando Castro, anunciou na sessão de encerramento a continuidade da conferência com uma segunda edição planeada para 2013.

PHOTOS DOWNLOAD