VALUE

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos promove no próximo dia 15 de Março o evento final do projeto VALUE – Intercâmbio e transferência tecnológica sobre a valorização de resíduos da indústria de transformados vegetais do SUDOE, iniciativa cofinanciada pelo FEDER ao abrigo do Programa INTERREG IV B SUDOE.

A sessão decorrerá na sede do CVR, sita no Campus de Azurém da Universidade do Minho, e terá início pelas 9h00.

O programa inclui a apresentação de seis comunicações dedicadas à exposição dos resultados alcançados durante a execução do projeto VALUE, nomeadamente no contexto das experiências piloto realizadas visando a valorização material e energética de resíduos do setor de processamento de vegetais. Assim, após uma Introdução ao Projeto VALUE realizada por Joana Carvalho, Aintzane Esturo abordará a questão do Inventário e seleção das melhores tecnologias de valorização e Almudena Gómez falará sobre Valorização alimentar: obtenção de compostos de alto valor acrescentado: fibras alimentares e extratos antioxidantes. Seguir-se-ão as comunicações de Céline Mathieu, Agro-refinaria: exemplo de valorização de coprodutos da indústria de transformação da ameixa, Irantzu Alegria, Caso prático de aproveitamento de subprodutos da indústria agroalimentar para produção de bioetanol, e Marta Cebrián, Restituição de resultados das provas de biometanização. Da parte da tarde decorrerá uma visita à ETARI da Poveira (Póvoa do Varzim).

. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, estando a visita a realizar à ETARI da Poveira limitada a 25 inscrições.

As inscrições podem ser feitas por telefone para o nº253510033 ou através do endereço de correio eletrónico apedro@cvresiduos.pt.

 

DOWNLOAD do programa