Notícias

    Workshop: TENDÊNCIAS LEGISLATIVAS E FINANCIAMENTO COMUNITÁRIO NO SETOR DOS RESÍDUOS

    O Workshop TENDÊNCIAS LEGISLATIVAS E FINANCIAMENTO COMUNITÁRIO NO SETOR DOS RESÍDUOS terá lugar no dia 28 de Abril em Coimbra.

    CVR recebe visita de delegação da EGF – Environmental Global Facilities

    No passado dia 18 de Janeiro, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos recebeu nas suas instalações uma delegação da EGF – Environmental Global Facilities, no âmbito da visita que a empresa realizou à Universidade do Minho.

    4ª Conferência Internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities.

    Entre 25 e 26 de Setembro de 2017 decorrerá a 4ª edição da Conferência Internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities.

    CVR participa na IMECE2016, a maior conferência interdisciplinar mundial de engenharia mecânica

    Entre 11 e 17 de Novembro decorreu em Phoenix, Arizona, EUA, no Phoenix Convention Center, a IMECE - International Mechanical Engineering Congress & Exposition 2016, a maior conferência interdisciplinar mundial de engenharia mecânica.

    CVR divulga Ecoprolive na 4ª ICSD 2016

    No passado dia 30 de Junho decorreu no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UM) o Workshop “Biocombustíveis Sustentáveis”.

    “Panorama Energético Nacional e Internacional” em discussão no âmbito do projeto AMEX II.

    A APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais organizou no passado dia 21 de Setembro, no Hotel Ipanema Park, no Porto, o Workshop “Panorama Energético Nacional e Internacional”.

    Apresentação do projeto VALUE PORTUGAL: Portugal 2020 apoia CVR na qualificação das estratégias de negócio das PME atuantes no Setor dos Resíduos.

    PORTUGAL Apresentação do projeto VALUE PORTUGAL: Portugal 2020 apoia CVR na qualificação das estratégias de negócio das PME atuantes no Setor dos Resíduos O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos promoveu no passado dia 23 de Setembro de 2016, pelas 14:30h, nas suas instalações, em Guimarães, o evento de apresentação do projeto VALUE PORTUGAL.

    “Biocombustíveis Sustentáveis” em debate na Universidade do Minho

    No passado dia 30 de Junho decorreu no Campus de Gualtar da Universidade do Minho (UM) o Workshop “Biocombustíveis Sustentáveis”.

    CVR leva Ecoprolive a Bragança

    Uma delegação do CVR composta por Cândida Vilarinho, Jorge Araújo, Joana Carvalho e André Mota deslocou-se no passado dia 29 de Maio ao IPB - Instituto Politécnico de Bragança e ao Brigantia EcoPark - Parque de Ciências e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro para divulgar e promover o projeto «EcoPROLIVE - Sistema de processamento eco amigável para a exploração plena do potencial para a saúde da azeitona em produtos de valor acrescentado».

    CVR e Ecoprolive na Feira Nacional de Agricultura 2016

    A 53ª Feira Nacional de Agricultura / 63ª Feira do Ribatejo, decorreu entre 04 e 12 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e o CVR esteve lá para apresentar o projeto - «Ecoprolive - Sistema de processamento eco amigável para a exploração plena do potencial para a saúde da azeitona em produtos de valor acrescentado».

    FCT/UNL e ENMC debatem “Biocombustíveis Sustentáveis”

    A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – FCT/UNL e a Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis – ENMC organizaram no passado dia 6 de Junho o Workshop “Biocombustíveis Sustentáveis”.

    CVR divulga Ecoprolive na IFAT 2016

    O CVR esteve na IFAT 2016, a maior feira tecnológica do mundo para os setores da gestão da água, esgotos, resíduos e matérias-primas.

    Ecoprolive no Instituto de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica de Poznan

    No passado dia 18 de Maio a equipa técnica do CVR deslocou-se ao Instituto de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica de Poznan para divulgar o projeto «Ecoprolive - Sistema de processamento eco amigável para a exploração plena do potencial para a saúde da azeitona em produtos de valor acrescentado».

    10 anos do «Norte Conjuntura»

    «Encontros Norte Conjuntura» é o título do ciclo de eventos que a CCDR-N está a promover em parceria com as universidades públicas da região norte, para assinalar os 10 anos do “Norte Conjuntura”, o relatório trimestral que reúne e analisa a informação disponível mais relevante para a identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região do Norte no contexto nacional.

    Ecoprolive destaca-se entre mais de uma dezena de projetos I&DT do Centro para a Valorização de Resíduos.

    O CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, no campus de Azurém, Guimarães, é uma instituição privada sem fins lucrativos fundada em 2002, que presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.

     

    CVR participa no Seminário "A Valorização Energética de Resíduos. Situação em Portugal e as Perspetivas Europeias”

    No passado dia 28 de Abril a equipa técnica do CVR deslocou-se ao Hotel Açores (Lisboa) para participar em mais um importante evento na área da valorização de resíduos, o seminário "A Valorização Energética de Resíduos. Situação em Portugal e as Perspetivas Europeias”.

    Escola Secundária Martins Sarmento visita CVR

    O CVR recebeu no passado dia 18 de Abril a visita de uma turma de 25 alunos do 11º ano da Escola Secundária Martins Sarmento.

    CVR e Ecoprolive na Green Business Week

    Entre 1 e 3 de Março decorreu no Centro de Congressos de Lisboa a Green Business Week, o maior evento que se realiza em Portugal nos setores da Água, Energia, Smart Cities, Resíduos e Ambiente.

    Braval inaugura Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico

    No passado dia 19 de fevereiro, a Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. inaugurou uma nova valência, a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, localizada Ecoparque Braval, tendo a cerimónia sido presidida pelo Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes.

    CVR presente no lançamento do Ponto Verde Open Innovation

    Na manhã do passado dia 2 de Fevereiro a equipa técnica do CVR marcou presença no encontro «Acelerar rumo à Economia Circular».

  • Conferência “Como construir uma Cidade Verde”

    No contexto da preparação da candidatura vimaranense a Capital Verde Europeia 2020, realizou-se a 25 de Janeiro, pelas 15h00, no Laboratório da Paisagem (Guimarães), a conferência “Como construir uma Cidade Verde”.

  • Seminário Nacional de encerramento do projeto OiLCA

    O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos organizou no dia 26 de Março o seminário nacional de encerramento do projeto OiLCA - Melhoria da competitividade e redução da pegada de carbono do sector do azeite, mediante a otimização da gestão de resíduos e implementação de uma ecoetiqueta, iniciativa cofinanciada pelo FEDER ao abrigo do Programa INTERREG IV B SUDOE.

  • O CVR realizou nas suas instalações, o seminário final do projeto Value

    Seminário final do projeto VALUE – Intercâmbio e transferência tecnológica sobre a valorização de resíduos da indústria de transformados vegetais do SUDOE, que teve lugar nas instalações do CVR, no dia 15 de Março de 2013.

  • O CVR organizou a segunda reunião do consórcio Agrogas

    Segunda reunião de coordenação do projeto AGROGAS - Metanização de resíduos da agricultura, pecuária e agroindústria para diversificar recursos energéticos, realizada no CVR entre 27 de Fevereiro e 1 de Março de 2013.

    Evento final do projeto VALUE

    O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos promove no próximo dia 15 de Março o evento final do projetoVALUE – Intercâmbio e transferência tecnológica sobre a valorização de resíduos da indústria de transformados vegetais do SUDOE, iniciativa cofinanciada pelo FEDER ao abrigo do Programa INTERREG IV B SUDOE.

    CVR representa Portugal no projeto AGROGAS

    Entre 19 e 21 de Setembro decorreu em Badajoz o seminário de lançamento do projeto AGROGAS – Metanização de resíduos da agricultura, pecuária e agroindústria para diversificar recursos energéticos.

  • CVR 10 Anos

    O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos comemorou no passado dia 10 de Julho, terça-feira, o seu 10º Aniversário.

  • 1ª Sessão de Informação/Divulgação da rede EBTP – European Biofuels Technology Platform, integrada no projeto CVR into EBTP.

    O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos organizou na sua sede, a 15 de Junho de 2012, a 1ª Sessão de Informação/Divulgação da rede EBTP – European Biofuels Technology Platform, integrada no projeto CVR into EBTP.

  • CVR no Projecto OiLCA

    O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, integra desde Janeiro de 2011 um consórcio internacional responsável pelo desenvolvimento do projecto OiLCA, que visa a: “Melhoria da competitividade e redução da pegada de carbono do sector do azeite, mediante a optimização da gestão de resíduos e implementação de uma ecoetiqueta”.

  • Conferência WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities

    Realizou-se entre os dias 12 e 14 de Setembro, na Universidade do Minho – Campus de Azurém, Guimarães, a primeira edição da conferência internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities.

  • O projecto BIOMASUD já tem página de internet

    O Projecto BIOMASUD já tem página de internet e já marca presença nas redes sociais através do FACEBOOK. O objectivo do projecto é projectar e colocar em funcionamento mecanismos de suporte para desenvolver um mercado sustentável de biomassa sólida. O BIOMASUD é um projecto europeu no âmbito do programa INTERREG SUDOE IV B e financiado com fundos FEDER.

  • CVR participante no projecto OILCA

    O projecto Interreg SUDOE OILCA, com o objectivo de melhorar a competitividade e reduzir a pegada de carbono no ciclo de produção do azeite, através da optimização da gestão dos resíduos e aplicação de um rótulo ecológico ao azeite teve início em 13 de Janeiro de 2011 e prolongar-se-á por mais 24 meses. Este conta com os seguintes parceiros do espaço SUDOE: CITOLIVA - Centro de Innovación y Tecnología del Olivar y del Aceite de Mengíbar (Jaén, Espanha), Fundació CTM Centre Tecnològic (Manresa, Espanha), IAT-Instituto Andaluz de Tecnología de Sevilla (Sevilha, Espanha), LCAI-Laboratoire de Chimie Agro-Industrielle de Toulouse (Toulouse, França), AOTAD-Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (Mirandela, Portugal) e o CVR (Portugal).

  • CVR no projecto BIOMASUD

    Arrancou em 23 de Fevereiro de 2011 o projecto Interreg SUDOE BIOMASUD, com o objectivo de implementar mecanismos de sustentabilidade e valorização do mercado de biomassa sólida no espaço SUDOE. Este ambicioso projecto é formado por entidades procedentes de França, Portugal e Espanha que trabalharão conjuntamente na prossecução dos objectivos do projecto financiado por fundos europeus FEDER. As entidades participantes são as seguintes: Asociación Española de la Valorización Energética de la Biomasa-Avebiom (Espanha); Centro da Biomassa para a Energia-CBE (Portugal); CVR (Portugal); União de Cooperação Florestal Francesa-UCFF (França); Centro de Desarrollo de Energías Renovables-CEDER-CIEMAT (Espanha); Instituto Nacional de Investigação Informática-INRIA (França), e a Unión de Consumidores de España-UCE (Espanha).

  • Arrancou o projecto Interreg SUDOE VALUE

    O projecto VALUE tem como objectivo incrementar o intercâmbio e transferência de tecnologia na recuperação de resíduos da indústria de vegetais processados no SUDOE. Este projecto reúne parceiros tecnológicos e associações empresariais dos países do espaço SUDOE designadamente a Asociación para la Investigación, el Desarrollo y la Innovación Alimentaria de La Rioja (AIDIA), a Federación Española de Industrias de Alimentación y Bebidas (FIAB), de âmbito nacional em Espanha a Fundação CENER-CIEMAT (Navarra), a Unidad de Investigación Alimentaria de AZTI (País Vasco), APESA- ASS pour l’ Environnement el la Securité en Aquitaine (França), o Centre d’Application et de Transfert des Agroressources (CRT CATAR-CRITT) (França) e o português CVR. Este projecto arrancou em 10 de Fevereiro de 2011 e prolongar-se-á por mais 2 anos.