Seminário Nacional de encerramento do projeto OiLCA

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos organizou no dia 26 de Março o seminário nacional de encerramento do projeto OiLCA - Melhoria da competitividade e redução da pegada de carbono do sector do azeite, mediante a otimização da gestão de resíduos e implementação de uma ecoetiqueta, iniciativa cofinanciada pelo FEDER ao abrigo do Programa INTERREG IV B SUDOE.

O evento decorreu na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, em Mirandela, e contemplou duas partes.

A primeira, iniciou-se pelas 11:30h, e consistiu numa jornada de capacitação da ferramenta OilcaTool, uma ferramenta de diagnóstico que permite calcular a pegada de carbono associada à produção do azeite. Esta sessão contou com a presença de mais de 30 participantes, entre produtores, estudantes e administração local, que testaram a ferramenta com dados reais, devidamente acompanhados pelos técnicos do CVR.

A segunda parte evento teve início pelas 15h00. O programa incluiu a apresentação de três comunicações. A primeira versou sobre a Produção de bio-óleos e biocarvões a partir de subprodutos da indústria do azeite (Professora Margarida Gonçalves; FCT) e a segunda sobre a Avaliação Ambiental através da Pegada de Carbono: casos de estudo em Portugal (o vinho verde) (Professora Belmira Neto, FEUP). Concluindo a sessão, a investigadora Bruna Fonseca apresentou os resultados alcançados durante os 27 meses de execução do projeto OiLCA. Os participantes demonstraram interesse elevado nestes resultados, disponibilizando-se para participar ativamente na capitalização do projeto que decorrerá até 2014.

 

Jornadas de capacitação da ferramenta OiLCA Tool, realizadas da sala de informática da EPADRC.

Seminário final do projeto OiLCA, realizado no auditório da EPADRC.

 

 

Cofinanciamento: