Braval inaugura Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico

 

No passado dia 19 de fevereiro, a Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. inaugurou uma nova valência, a Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, localizada Ecoparque Braval, tendo a cerimónia sido presidida pelo Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes.

Na cerimónia marcaram presença os presidentes dos municípios e demais acionistas da Braval, representantes de diversas instituições oficiais de âmbito local, regional e nacional, bem como representantes de outros sistemas de tratamento de resíduos.

A Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico permitirá valorizar 30000 toneladas da fração orgânica dos resíduos indiferenciados, 10000 toneladas de resíduos verdes e castanhos, retirar a fração reciclável e valorizar energeticamente o biogás.

Trata-se de um investimento total de aproximadamente 22 milhões de euros, co-financiado pela União Europeia, apoiado na 1ª fase, pelo POA, com taxa de financiamento de 69% e, na 2ª fase, pelo POVT, com taxa de financiamento de 85%.

A equipa do CVR – Centro para a Valorização de Resíduos não deixou de estar presente nesta cerimónia, tendo ficado a conhecer tanto os objetivos desta nova unidade, como as infraestruturas que lhe são dedicadas.