Balanço da 4ª edição da conferência internacional WASTES

 

Foi na invicta cidade do Porto que teve lugar, entre 25 e 26 de setembro, a 4ª edição da Conferência Internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities.

Organizada desde 2011 pelo CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, a Wastes associou-se em 2017 à FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que foi simultaneamente coorganizadora e anfitriã do evento.

Seguindo o preconizado nas edições anteriores, aos 218 participantes de 20 países presentes, foi oferecido um programa que combinou a realização de sessões plenárias por oradores convidados e sessões paralelas de natureza técnica e científica, de autores nacionais e internacionais.

Entre os oradores convidados o destaque vai para os autores das 3 sessões plenárias,Castorina Vieira (FEUP - Portugal) que se debruçou sobre a temática dos «Resíduos de construção e demolição na Europa – Avanços e desafios», Jurgen Antrekowitsch (Universidade de Leoben - Austria) que abordou a questão dos «Subprodutos das operações metalúrgicas - Um importante recurso metalúrgico secundário para a Europa» e Steve Evans (Universidade de Cambridge - UK) que falou sobre os «Desafios na visão e valorização de resíduos».

Adicionalmente, o programa foi enriquecido com 23 sessões paralelas, que incluíram 93 comunicações orais, e uma sessão de posters, onde foram apresentados cerca de 70 trabalhos. Comunicações orais e posters debruçaram-se sobre os temas subsequentes: resíduos enquanto materiais de construção, resíduos como combustíveis, tecnologias de tratamento de resíduos, gestão de resíduos sólidos urbanos, reciclagem e recuperação de materiais, aspetos ambientais, económicos e sociais da gestão de resíduos e economia circular.

Por sua vez, o programa social contemplou, na noite do dia 25, um jantar na Casa Ferreirinha, e na manhã do dia 27, um grupo de 30 participantes puderam visitar as Caves acompanhados por um guia.

Ao nível das publicações, a Comissão Organizadora replicou o modelo de 2015, mais uma vez reconhecendo o relevo e a importância de que se reveste para todos os autores a publicação dos resultados dos projetos de investigação que desenvolvem. Assim, os full papers submetidos, revistos e aceites pelo Comité Científico, foram incluídos num livro publicado pela Taylor & Francis/CRC Press (ISBN 978-1-138-19669-8). Já os short papers aceites após um processo de revisão, foram compilados no Book of Proceedings da conferência (ISSN 2183-0568).

Com o patrocínio de 12 entidades e 11 apoios institucionais, a Wastes 2017 chega ao fim, mas os trabalhos para a próxima edição já começaram. Em 2019, a Wastes, pela primeira vez, abandona a região norte de Portugal, deslocando-se para a zona metropolitana de Lisboa e para as instalações da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde uma vez mais procurará constituir-se como um espaço privilegiado e de referência para a apresentação, esclarecimento, debate e permuta de ideias centrado nas exigências, mudanças, desafios, soluções e oportunidades que se colocam ao setor do Ambiente, com especial enfoque na gestão de resíduos numa economia circular.