CVR no projeto AGROGAS

CVR representa Portugal no projeto AGROGAS

 

Entre 19 e 21 de Setembro decorreu em Badajoz o seminário de lançamento do projeto AGROGAS – Metanização de resíduos da agricultura, pecuária e agroindústria para diversificar recursos energéticos.

O projeto, financiado pelo FEDER ao abrigo do Programa de Cooperação Territorial Europeia INTERREG IV B SUDOE, tem como objetivo a redução da dependência energética e impacto ambiental dos resíduos da agricultura, pecuária e agroindustria, através de metanização (digestão anaeróbia) e deverá estar concluído em Junho de 2014.a.

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos é única entidade nacional a integrar o consórcio formado por instituições provenientes de três países, Portugal, Espanha e França e onde se inclui:

- Agencia Extremeña de la Energía (Espanha);

- Fundación General de la Universidad de Salamanca (Espanha);

- Fundaçión Fundagro (Espanha);

- Institut National Polytechnique de Toulouse (França);

- École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées (França).

O seminário de lançamento aliou a primeira reunião de coordenação com a jornada de difusão “Resíduos agrários e agroindustriais e biogás na Extremadura”.

A primeira reunião de coordenação concentrou-se na planificação das várias ações a desenvolver, destacando-se a criação de uma ferramenta informática capaz de analisar a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma unidade de produção de biogás com a ajuda de centros tecnológicos.

Já a jornada de difusão “Resíduos agrários e agroindustriais e biogás na Extremadura”, teve lugar no dia 20 de Setembro no Hotel Husa Zurbarán, contando com a participação de 60 pessoas. No decorrer da sessão salientou-se o enorme potencial de metanização que existe na região da Extremadura espanhola.

O próximo encontro do consórcio terá lugar em Portugal, em Fevereiro/Março de 2013