Presidência da EEUM realiza reuniões de trabalho com as Interfaces

O Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e Vice-Presidente da EEUM responsável pelo pelouro da Interação com a Sociedade visitaram unidades de interface da Universidade do Minho (UMinho).


Com o intuito de conhecer melhor a atividade das unidades de interface e de definir estratégias para apoiar a promoção da atividade das mesmas junto da sociedade, através de projetos envolvendo a EEUM, o Presidente da EEUM, Professor João L. Monteiro, e o Vice-Presidente da EEUM responsável pelo pelouro da Interação com a Sociedade, Professor Paulo Sampaio, visitaram recentemente as quatro unidades de interface da UMinho sediadas no Campus de Azurém: Centro de Computação Gráfica (CCG), Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento (TecMinho).

Em ligação às indústrias local, nacional e estrangeira, autoridades locais e entidades públicas e privadas, as quatro interfaces têm vindo a dinamizar projetos de investigação aplicada, transferência de tecnologia, prestação de serviços à comunidade e oportunidades de formação avançada, contando com a participação de investigadores dos vários domínios científicos EEUM.

O Centro de Computação Gráfica (CCG) desenvolve atividade à investigação e desenvolvimento aplicado, nos domínios da computação gráfica, das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica, bem como às suas aplicações.

O Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) presta serviços de investigação, análise científica e aplicação de soluções reais na área da valorização de resíduos.

O Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) desenvolve e apoia a criação de produtos inovadores, tecnologias de processamento e ferramentas produtivas, bem como potencia a criação e a transferência de conhecimento resultante da atividade de parceria com a indústria no domínio da engenharia de polímeros e compósitos. 

A TecMinho – Associação para o Desenvolvimento Universidade-Empresa presta apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias/produtos/processos, educação e formação, desenvolvimento organizacional, apoio ao empreendedorismo universitário e à criação de empresas inovadoras, com especial relevo para os spin-offs académicos.

+ info: www.eng.uminho.pt/pt/investigareinovar/Paginas/Interfaces.aspx

Fonte: https://www.eng.uminho.pt/pt/media/_layouts/15/UMinho.PortaisUOEI.UI/Pages/EventsDetail.aspx?id=51189#