1ª Sessão de Informação/Divulgação da rede EBTP

1ª Sessão de informação/divulgação

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos organizou na sua sede, a 15 de Junho de 2012, a 1ª Sessão de Informação/Divulgação da rede EBTP – European Biofuels Technology Platform, integrada no projeto CVR into EBTP.

O projeto CVR into EBTP visa a inclusão do CVR na rede EBTP e é apoiado pelo FEDER no âmbito do ON.2, O Novo Norte, Programa Operacional Regional do Norte (NORTE-07-0927-FEDER-000086).

Foram objetivos desta sessão:

- Apresentar a rede EBTP ao tecido empresarial e à comunidade científica portuguesa;

- Sensibilizar para a situação atual dos recursos energéticos;

- Disseminar novas políticas e cooperações em I&D a nível internacional que promovam o desenvolvimento tecnológico e a identificação de recursos alternativos aos biocombustíveis de primeira geração.

No que concerne aos participantes, destacamos a presença do grupo de investigação do Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, resultando a reunião no planeamento de uma parceria estratégica entre o CVR e esta instituição, tendo em vista o desenvolvimento de projectos de investigação e futuras colaborações no âmbito da temática de produção de biocombustíveis de nova geração, recorrendo às tecnologias emergentes de pirólise, gasificação e hidrogenação.

 

2ª Sessão de informação/divulgação

No dia 10 de Julho de 2012, no âmbito do workshop “Resíduos: recursos a aproveitar”, decorreu a 2ª Sessão de Informação/Divulgação da rede EBTP – European Biofuels Technology Platform.

A sessão foi desenvolvida no âmbito do projeto CVR into EBTP (NORTE-07-0927-FEDER-000086) apoiado pelo FEDER ao abrigo do ON.2, O Novo Norte, Programa Operacional Regional do Norte.

Tal como tinha ocorrido no encontro realizado a 15 de Junho, procurou-se apresentar a rede EBTP ao tecido empresarial e à comunidade científica portuguesa, sensibilizar para a situação atual dos recursos energéticos e disseminar novas políticas e cooperações em I&D a nível internacional que promovam o desenvolvimento tecnológico e a identificação de recursos alternativos aos biocombustíveis de primeira geração.