Projeto nº ERANETLAC/0003/2014

SUMO - Utilização sustentável de biomassa a partir do processamento de oleoginosas

Financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

Custo total elegível 100.770,00€
Apoio financeiro 100.770,00 €

 

Localização e Consórcio
Portugal
CVR – Centro para a Valorização de Resíduos
Espanha
Azti tecnalia (Coordenador)
Alemanha
Institute for Food and Environmental Research
Argentina
National Institute of Industrial Technology
Chile
Centro de Estudios en Alimentos Procesados
Uruguai
National Agricultural and Livestock Research Institute

 

Síntese

Descrição


O projeto SUMO - Utilização sustentável da biomassa de processamento de oleaginosas, pretende desenvolver diferentes, mas complementares, rotas de valorização para o uso sustentável dos principais subprodutos de processamento de sementes oleosas.
O resultado esperado é a conceção de várias alternativas de unidades de biorefinaria adaptáveis aos locais de processamento e consumo de biomassa atual nos países participantes, onde o setor de processamento de sementes oleaginosas é muito importante. As alternativas serão suficientemente flexíveis para processar subprodutos de processamento vegetal, encontrando sinergias com outros resíduos complementares gerados nas proximidades. As vias de valorização a serem desenvolvidas, compreendem a utilização da biomassa e dos seus componentes biocombustíveis e energia, no consumo humano e alimentos para animais.
Objetivos


- Elaborar um inventário e diagnóstico dos resíduos gerados pelo processamento de oleaginosas;
- Desenvolver estudos de caso, por região participante, propondo-se um esquema de biorrefinaria para tratamento de resíduos lignocelulósicos "in situ" que podem ser extrapolados para outros subprodutos e regiões similares;
- Produzir, pelo menos 6 produtos, a partir dos fluxos de resíduos selecionados e respetivos estudos de viabilidade para as soluções propostas como resultado da colaboração internacional.